Conceição Regina Gomes Donato - Diogo de Vasconcelos, Minas Gerais

Conceição Regina Gomes Donato mora na comunidade Boa Vista, município de Diogo de Vasconcelos. Ela é agricultora familiar desde criança, porém durante muitos anos trabalhou com agricultura convencional. Trabalhando como meeira muitas vezes ela não tinha escolha e era obrigada pelo dono da terra a utilizar agrotóxicos.
A partir do momento em que ela adquiriu sua propriedade começou a produzir de forma agroecológica. Hoje em dia dona Conceição trabalha com horta e cultiva uma grande diversidade de plantas, legumes, frutas e plantas medicinais.  Ela destaca a sua produção de frutas tropicais como melancia e abacaxi, que só deram certo depois de muitas tentativas, obtendo êxito apenas após o consórcio com outras plantas que fizeram sombra sobre estas culturas.
Dona Conceição também afirma que praticamente não tem gastos com supermercado, já que produz quase tudo o que come. Além da horta ela ainda cria galinhas e porcos, que considera muito mais saudável, já que os seus animais não recebem tantos medicamentos quanto os de animais de granjas.
Para dona Conceição o maior desafio em sua propriedade é a água que é pouco e de baixa pressão o que dificulta a irrigação da horta e acaba tomando muito o seu tempo. Mesmo com esse empecilho ela considera que ainda sim vale a pena produzir de forma agroecológica, já que desta maneira ela tem alimentos o ano todo, também pela economia financeira e pela melhoria da saúde da família que praticamente não tem gastos com remédios e médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário