Maria do Socorro Gomes - Santa Cruz da Baixa Verde, Pernambuco

Desde quando o ser humano descobriu a agricultura, a produção de alimentos oriundos do cultivo da terra tem sido a principal fonte de sustento das populações do planeta. No entanto, o modo de produção capitalista deixou de atender as necessidades dos povos e vem proporcionando cada vez mais a falta de alimentos para os menos favorecidos. Esse tipo de produção é destinado quase sempre ao mercado externo, sem considerar a demanda local. É, nesse contexto, que a produção agroecológica de alimentos surge como garantia de autonomia e segurança alimentar das famílias, principalmente do Semiárido.
A prática agroecológica permite que as famílias decidam o que necessitam produzir para sua subsistência e comercialização local, sem o uso de agroquímicos nem a necessidade de atender aos interesses de terceiros. Um bom exemplo de soberania, segurança alimentar e saúde é proporcionado pela agricultora Maria do Socorro Gomes de Brito, conhecida como dona pequena, do grupo de Mulheres Doce Esperança, da comunidade de São José de Pilotos – município de Santa Cruz da Baixa Verde – PE.
Favorecida pelo clima mais ameno da região, ela se dedica à produção de hortaliças e fruteiras no quintal de casa desde a década de 1980. No início, quando conhecia a Agroecologia usou adubo químico no quintal e perdeu todos os canteiros de coentro. Porém, incentivada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município adotou um novo modo de vida saudável para ela, sua família, seus clientes e para o meio ambiente. A produção que antes era vendida apenas porta a porta, hoje é comercializada na Feira Agroecológica de Serra Talhada – PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário