Maria Aparecida Rocha - São José do Egito, Pernambuco

O atual modelo de agricultura tradicional, especialmente os monocultivos agrícolas voltados para a agroindústria, representa uma séria ameaça à sustentabilidade e soberania alimentar das populações, uma vez que diminui biodiversidade dos sistemas naturais. Nesse sentido a agroecologia surge como alternativa de enfrentamento aos problemas gerados por esse modelo de agricultura.
Um bom exemplo de como é possível produzir alimentos sem usar agrotóxicos é o da propriedade da agricultora Maria Aparecida Rocha, do Grupo de Mulheres Vivendo e Aprendendo, da comunidade de Ladeira Dantas, no município de São José do Egito – PE. Lá, há uma grande diversidade de frutas, legumes e hortaliças cultivados sem veneno, através do amor e da dedicação da agricultora. A auto-organização do trabalho na propriedade faz toda diferença. Do quintal são retirados alimentos saudáveis para o consumo familiar e comercialização na comunidade e na feira agroecológica do município.
Para a agricultora, a articulação em grupo é fundamental, pois oportuniza uma troca de saberes e experiência para novas aprendizagens. O que dona Aparecida aprende com o grupo de mulheres ela aplica em seu quintal, que apesar dos anos de estiagens vem resistindo graças ao manejo adequado dos recursos naturais oferecidos pela propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário