Grupo de Mulheres Teçume - Careiro, Amazonas

Teçume é um grupo de sete mulheres agricultoras e artesãs que vivem ao redor da comunidade Santa Izabel ao longo do Rio Tupana, zona rural do município do Careiro no Estado do Amazonas. O grupo teve origem a partir do apoio à Brazil Foundation a OSC Casa do Rio que pretendia desenvolver um trabalho ligado ao artesanato na região. Até o inicio de 2015, as mulheres da Teçume, não constituíam um grupo formalizado, trabalhavam apenas com a família na roça e cuidavam de casa, algumas não eram remuneradas pelo trabalho exercido.
A Casa do Rio já havia identificado o potencial para o artesanato produzido pelas mesmas, no entanto com o apoio da Brazil Foundation, foi possível fazer parcerias e trazer outras mulheres para região, para discutir sobre a viabilidade econômica do que produziam, criar novos produtos, produção de alimentos e a venda de produtos agrícolas sem passarem pelo atravessador. Foi um longo processo, contamos com o apoio da RMERA e do MNEPA através da participação em seminários, formações e convites para congresso de agricultura familiar, além da palestra da Rita Teixeira no primeiro encontro de mulheres do Careiro. Mensalmente elas participam da feira mensal de agricultura familiar na UFAM em Manaus, onde vendem peças de artesanato, derivados da mandioca (farinha, tucupi, goma, farinha de tapioca), frutas e legumes orgânicos, e produtos alimentícios (pé de moleque, geleia de cupuaçu, cocada de castanha, entre outros) todos produzidos por e comercializados por elas. Nesta semana a bolsa produzida por algumas artesãs passou a ser vendida em um site de moda.
Ainda estamos a vários passos de um ambiente ideal para o pleno desenvolvimento do grupo, mas caminhamos dia a dia e já tivemos muitos progressos em um ano e meio de trabalho. No dia 08 de abril daremos inicio ao projeto Regando Saberes, onde as mulheres da Teçume passarão por um processo de alfabetização concomitante a discussão sobre vários aspectos do ser mulher na região (política, saúde, violência, educação e empreendedorismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário