Dona Helena - São José do Egito, Pernambuco

Falar de Agroecologia no semiárido automaticamente nos remete a pensar em gestão e aproveitamento máximo da água, cada gota pode ser um milagre da natureza e uma vida floresce. Assim, faz dona Helena do grupo de Mulheres Nova Esperança do assentamento Lagoa D’outra Banda, município de São José do Egito.
A conquista da Terra é marcada pela luta das mulheres do assentamento. História de luta que foi sistematizada pela Casa da Mulher do Nordeste e rendeu o reconhecimento através do prêmio Margarida Alves. Dona Helena mesmo com toda dificuldades de água disponível que é armazenada em cisterna calçadão, produz variedades de plantas medicinais, forragem para os animais, hortaliças, fruteiras e plantas ornamentais compõe a imagem da agroecologia no quintal da sua casa. São mais de 20 espécies cultivadas apenas com os 52 mil litros de água acumulada da chuva.

Alimentos saudáveis para a família e para os animais não faltam durante o período de estiagem. Mesmo nesses longos ciclos de seca nos últimos 40 anos, faz gosto ver a diversidade ao redor da cisterna. Cada gota de água é aproveitada para alimentar a vida, um exemplo de que mesmo nas condições adversas do Semiárido, a agroecologia garante alimento e remédio no terreiro de casa para a família e para os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário