"Como formiguinha eu posso multiplicar os conhecimentos e saberes que aprendo e me perceber como cidadã"


Edilza Fernandes Nascimento



Sou artesã e também ADS - Agente de Desenvolvimento Solidária, acompanho os grupos que fazem parte da Rede Xique-Xique em Parnamirim. O nosso grupo “Me ensina a fazer renda” tem um trabalho de artesanato tradicional do litoral que possui raízes indígenas e mestras habilidosas na faixa de 50, 60 e até 80 anos de idade. Sentimos uma dificuldade grande, porque os jovens, de hoje em dia, não querem continuar essa tradição. Há um tempo estava quase acabando, começamos a organizar as mulheres para fortalecer o grupo e procuramos ensinar nossa arte para outras pessoas que se interessam.
Eu conheci este trabalho quando eu me mudei para Pirangi do Norte, no litoral sul de Natal, há 18 anos, e havia a necessidade de ter renda extra para manter minha família. Estava passando por um processo de separação e precisava criar os meus filhos. Achei muito bonito e me interessei, então procurei as artesãs e comecei revendendo os produtos delas. Depois eu aprendi e ensinei a fazer novas técnicas, passei a incorporar zíper e novos designers nas peças para ter um escoamento bom. Formamos um grupo, porque antes o trabalho era só individual, e contamos com o apoio da ONG Instituto Pium de Cultura, que nos ajudou nesse pontapé inicial.
Hoje o “Me ensina a fazer renda” compõe-se de 15 pessoas, a maioria mulheres. Alguns de nós, mais ou menos seis pessoas, saem de 15 em 15 dias para fazer a colheita dos materiais. Temos que entrar em uma lagoa funda, colher o junco, que é uma vegetação nativa encontrada nas lagoas e que chega atingir de três a quatro metros. Dependemos de chuva, porque as lagoas têm que estar cheias para uma boa colheita. Na nossa região há mais de 30 lagoas, na cheia, já na estiagem a gente tem que procurar as lagoas mais distantes.
Para colher a gente senta em cima de uma boia ou naqueles pneus de caminhão, e entra na lagoa. Dentro da água existe cobra e em algumas também tem jacaré.   As mulheres é que são as mais corajosas, quando alguma vê um bicho, se afasta para a outra margem, mas não deixa morrer a arte. Geralmente nós fretamos um caminhãozinho e da colheita, que dura praticamente o dia inteiro, recolhemos na faixa de quatro fardos.
Nós fazemos os artesanatos e repassamos a renda para famílias inteiras que tiram o sustento da palha. Outras pessoas não fazem deste trabalho a principal fonte de sobrevivência e vendem só o junco para que outros façam as artes. Fazemos bolsas, acessórios, decoração, tapetes. Tudo o que você imaginar é feito.
Há uns cinco anos que eu descobri que fazia economia solidária e não sabia. Eu quando entrei não tinha noção nenhuma do que era feminismo e agroecologia. Quando eu comecei a participar das capacitações, comecei a me empoderar. Percebi que podia participar e também levar outras mulheres a terem mais conhecimento. A nossa participação ainda é muito fragilizada, algumas ainda ficam muito presas às coisas de casa, precisamos dar mais credibilidade para nós mesmas e tirar as barreiras.
Eu falo com orgulho que criei meus filhos com essa fonte de renda e ensinei as minhas filhas, meus bem-querer, a serem empreendedoras. Não compartilhamos com essa escravidão do trabalho. Todas estudaram, fizeram curso, e também são artesãs e representam a juventude no nosso território. Eu sou apenas uma formiguinha dentro do meu grupo, mas como formiguinha eu posso multiplicar os conhecimentos e saberes que aprendo e me perceber como cidadã.

A dona Edilza conta uma das aventuras que viveu na colheita do junco. Ouça o áudio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário