terça-feira, 16 de junho de 2015

Monitoramento de Grupos Produtivos de Mulheres é feito na Zona da Mata

Com o objetivo de potencializar o trabalho desenvolvido por grupos produtivos de mulheres rurais, o Centro de Tecnologias Alternativas (CTA) está monitorando 12 empreendimentos em 11 municípios da Zona da Mata mineira.  A equipe técnica do projeto “Mulheres e Agroecologia” tem feito visitas para conhecer a realidade dos grupos atendidos e contribuir na melhoria do ambiente gerencial e das práticas cooperativistas.
Durante os encontros, as agricultoras compartilham a história do grupo, contando a área de atuação, estrutura e funcionamento das atividades, bem como as formas de comercialização, renda gerada e políticas públicas acessadas. Outras informações levantadas neste diagnóstico inicial são inserção em associações e cooperativas, equipamentos disponíveis para o trabalho, identidade visual dos grupos e principais dificuldades enfrentadas pelas agricultoras familiares.
Ao longo deste ano, estão previstas visitas para estruturação das unidades, com entrega dos equipamentos adquiridos no convênio Ecoforte, oficinas com empreendimentos para acesso aos mercados institucionais, atividades de capacitação de gestão e intercâmbios municipais para trocas de experiências.
Dora Feital, coordenadora do Mulheres e Agroecologia Zona da Mata e Leste de Minas, avalia que essas ações junto aos grupos produtivos vêm fortalecer e garantir a autonomia das mulheres na região, promovendo condições para a geração de renda, através da organização e estruturação dos grupos beneficiários.

Conheça os grupos, clicando na ferramenta abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário