sexta-feira, 24 de abril de 2015

Mulheres do PFG protestam contra o PL 4330



Aproveitando a tarde livre do Programa de Formação em Gestão de Empreendimentos (PFG), mulheres da região Sudeste compareceram ao protesto contra o projeto de lei da terceirização (PL 4330), que aconteceu na última quarta-feira (15/04), em Belo Horizonte (MG).
O ato fez parte do dia nacional de paralisação contra o PL 4330, mobilizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Segundo a Central, o protesto na capital mineira contou com a presença de duas mil pessoas, de diferentes movimentos sociais, partidos políticos e sindicatos da região. 


As participantes do PFG levaram faixas alertando sobre os prejuízos da terceirização para a vida das mulheres e cartazes em defesa da agroecologia. No Brasil, as mulheres representam a maioria dos terceirizados e, se aprovado, o PL 4330 vai incentivar e ampliar este tipo de contratação, gerando precarização dos empregos.
Um estudo apresentado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela CUT aponta que trabalhadoras e trabalhadores terceirizados cumprem uma carga horária superior em comparação aos empregados diretos (em média, trabalham por semana, três horas a mais). Apesar disso, recebem uma remuneração 27% menor e têm menos chances de permanecerem no emprego. Entre 2010 e 2014, 90% das pessoas resgatadas nos dez maiores flagrantes de trabalho escravos no Brasil eram terceirizadas e 80% dos acidentes de trabalho e mortes aconteceram em empresas terceirizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário